Marília registra crescimento de quase 20% nas ocorrências de incêndios ambientais em 2025, revela INPE
22/07/2025
(Foto: Reprodução) Tempo seco aumenta risco de queimadas e registra crescimento em Marília
Com a estiagem prolongada e o clima cada vez mais seco, os focos de queimadas têm se tornado frequentes em Marília (SP). Só em 2025, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a cidade já registrou crescimento de quase 20% nos atendimentos ligados a incêndios ambientais, totalizando 26 queimadas contra 22 no ano anterior.
Essa situação levou à intensificação das ações do Corpo de Bombeiros. A operação estadual 'São Paulo Sem Fogo' ampliou o número de equipes nas ruas para combater os focos antes que se alastrem.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Em entrevista à TV TEM, a tenente Carolina Shicata, do Corpo de Bombeiros de Marília, alertou para os riscos que essa situação representa.
"Hoje as nossas equipes atuam 24 horas e, além disso, colocamos alguns turnos extras na prevenção desses incêndios em vegetação, porque o governo estadual, juntamente com o Corpo de Bombeiros, tem a 'Operação São Paulo Sem Fogo'.", explica Carolina.
As queimadas impactam diretamente na qualidade do ar, dificultando a respiração e agravando problemas de saúde, principalmente entre idosos e crianças.
Além disso, o fogo descontrolado ameaça o ecossistema local, com a perda de vegetação e a morte de animais silvestres. Os danos ambientais, muitas vezes, são irreversíveis.
Só em 2025, a cidade já registrou crescimento nos atendimentos ligados a incêndios ambientais
TV TEM/Reprodução
Combate aos incêndios
Com o mato seco e a ausência de chuvas, a propagação do fogo se torna ainda mais rápida.
Em 2024, houve um aumento de 460% na aplicação de multas em comparação com o ano anterior
TV TEM/Reprodução
“É importante o quanto antes a população entrar em contato com o 193, que é o telefone do Corpo de Bombeiros. Eles precisam ligar assim que avistar um foco, mesmo que seja um pequeno foco, porque as faíscas podem virar um incêndio em grande proporção", orienta a tenente Carolina.
Ela ainda lembra que, apesar de haver causas naturais, a maioria das queimadas ainda é provocada por ações humanas: "Infelizmente, essas queimadas geralmente são por ações humanas, intencionais ou não. Vemos pessoas que jogam bitucas de cigarro, ou até colocam fogo em lixo. Então, pode ser penalizado sim", finaliza.
A falta de cuidados com terrenos também contribui para o aumento dos incêndios. Em muitos casos, proprietários deixam o mato crescer, o que favorece o alastramento das chamas. Em 2024, houve um aumento de 460% na aplicação de multas em comparação com 2023.
A falta de cuidados com terrenos também contribui para o aumento dos incêndios
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região