Detran interdita oito desmontes de veículos por irregularidades em operação na região de Bauru
02/05/2025
(Foto: Reprodução) Fiscalização, que tem objetivo de garantir confiabilidade nas auto peças vendidas pelos desmontes, foi realizada em Pederneiras (SP), Ourinhos (SP), Agudos (SP) e Bauru (SP). Uma pessoa foi presa em flagrante. Operação do Detran interdita oito desmontes por irregularidades na região de Bauru
Detran-SP/reprodução
Uma operação de fiscalização do Detran-SP interditou oito desmontes de veículos nesta terça (29) e quarta (30) em Pederneiras (SP), Ourinhos (SP), Agudos (SP) e Bauru (SP). Ação foi divulgada nesta quinta-feira (1º).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A fiscalização de desmontes tem o objetivo de garantir a confiabilidade das auto peças vendidas, para os veículos trafegarem com segurança, e coibir o comércio ilegal de peças de furtos, roubos e outros crimes.
O primeiro dia da ação foi realizada em Ourinhos (SP), que teve dois dos sete estabelecimentos visitados interditados, sendo a venda de peças sem rastreabilidade e a de itens de segurança as irregularidades mais identificadas no município.
Além disso, todos os desmontes visitados apresentaram algum tipo de infração e foram autuados. As ações tiveram apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil.
No segundo dia, a fiscalização passou por Agudos, Pederneiras e Bauru, com seis desmontes lacrados e sete autuação entre os dez endereços visitados.
As principais irregularidades encontradas foram peças sem origem comprovada e rastreabilidade e locais em funcionamento sem autorização do Detran-SP. Em Pederneiras (SP), foram localizados dois veículos dublês, caracterizado pela clonagem de placas de veículos regularizados que são utilizadas em outros.
A clonagem de veículos, quando há a adulteração dos sinais de identificação como placa e chassi, é considerada crime conforme o artigo 311 do código de Processo Civil. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia da Polícia Civil de Pederneiras (SP), onde foi registrado um boletim de ocorrência e um suspeito foi preso em flagrante.
Ao todo, na quarta-feira (30), foram registradas 13 infrações. Os estabelecimentos autuados responderão por processo administrativo junto ao Detran-SP, que pode levar a sanções como aplicação de multas, suspensão e cassação do credenciamento dos estabelecimentos.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região